segunda-feira, 8 de maio de 2017

COMO LIDAR COM CÃES QUE ROEM TUDO?



Entenda a causa do mau comportamento
Há um grande número de causas que fazem o cachorro querer roer tudo que vê pela frente. É importante primeiro tentar entender o que está fazendo o cachorro querer roer móveis e objetos. Se você entender a causa você pode tratar essa causa e então o cachorro deve parar de roer. Vamos ver algumas causas que levam o cão a roer objetos da casa:

Explorar o ambiente: Mais comum em cães filhotes e adolescentes, roer é uma forma de sentir e interagir com o ambiente em que o cachorro se encontra. Se o cão é filhote pode ser útil impedir o acesso dele a toda a casa no começo e ir soltando-o para conhecer novos cômodos e ambientes aos poucos. Isso impede que ele se veja em um ambiente vasto e inteiramente novo e queira explorá-lo todo de uma vez. Vá aumentando a área de acesso do filhote aos poucos para controlar a excitação com o novo ambiente.
Filhote com dentes crescendo: Os filhotes passam a roer mais no período de crescimento dos dentes, nesta fase, dê-lhe brinquedos macios para roer, apropriados para filhotes. Sempre deixe brinquedos para seu filhote!
Brincar: Uma das maneiras do cão brincar é roer objetos. Roer é um dos melhores passa-tempos para um cachorro, é uma forma de interagir com o mundo. Portanto observe se seu cão possui brinquedos apropriados e diversos que possam ser roídos e satisfazer o hábito natural do animal. Renove os brinquedos do cachorro de tempos em tempos e sempre deixe pelo menos 3 tipos e brinquedos diferentes à sua disposição.
Cachorro ansioso

Cães ansiosos podem roer objetos para se aliviar. A ansiedade pode ocorrer quando o dono sai de casa deixando o cão sozinho, em situações barulhentas como festas, tempestades, fogos de artifícios e rojões, quando o cão está infeliz, com fome ou sede, quando o cão está querendo gastar energia e fez pouco exercício. Muitos cães ficam aflitos quando o dono sai sem eles. É importante você acostumar seu cão a passar momentos sozinhos sem os donos desde filhote. Lembre-se também de sempre passear com seu cachorro e de brincar com ele diversas vezes ao dia.

Dando atenção ao cachorro pode ajudar a reduzir a ansiedade na hora de você se separar dele. Um cão que não se exercita pode acabar descontando a energia em móveis e objetos! Um cão triste e deprimido, que mal vê os donos pode roer objetos e móveis em uma crise de solidão para se distrair. Se você sabe que seu cão tem medo de trovão e fogos de artifício, pode ser útil ficar com ele e acariciá-lo acalmando-o sempre que uma situação barulhenta acontecer. Mesmo assim, muitas vezes o problema é difícil de ser tratado e pode ser interessante contatar o seu veterinário para verificar algum programa de treinamento que ajude a resolver o problema da ansiedade. Alguns profissionais de saúde animal irão recomendar que seu cão tome algum remédio para ajudar a reduzir a ansiedade. Lembre-se que dar remédios geralmente não resolve a causa da ansiedade que faz o cachorro roer objetos. Primeiro tente resolver a raiz do problema encontrando o que está fazendo o cachorro roer. Se a causa do mau comportamento for ansiedade e você não conseguir resolver a questão depois de inúmeras tentativas a opção do remédio talvez possa ajudar. Remédios devem ser prescritos por veterinários e utilizados somente sob recomendação expressa desses profissionais. Nunca tente medicar um cachorro sozinho, procure sempre orientação de um veterinário! Outra opção é buscar tratamentos alternativos como massagens, acupuntura para cães, terapia para cães. Só busque estas opções alternativas caso seu veterinário recomende-as expressamente. Procure profissionais de qualidade, não arrisque!
fonte:http://www.linkanimal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário