terça-feira, 18 de julho de 2017

LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA: DICAS NATUREBAS DE PREVENÇÃO!!!



Mãe de Cachorro - Ana Corina | 2 de julho de 2013




Já falei sobre leishmaniose em outras oportunidades aqui no blog (links no fim deste post), mas como as autoridades continuam insistindo em matar cães e não mosquitos, precisamos fazer o que as autoridades não fazem: educar a população para a prevenção e ensinar maneiras de impedir abusos de autoridade e extermínio de animais! Repasso três informações importantes que o advogado Vinícius Ouriques Ribeiro deixou em um post meu no Facebook falando sobre a doença:

1 - Delegado de Polícia ou policiais militares NÃO podem entrar na sua residência para apreender seu animal sem mandado de busca e apreensão; 2 - O Mandado de Busca e Apreensão deve estar datado, assinado pelo juiz, indicando o seu endereço completo, seu nome, etc. Tudo especificado... O mandado não pode ser genérico; 3 - A vigilância sanitária TAMBÉM NÃO PODE entrar na sua residência sem a sua autorização; O poder fiscalizador da autoridade pública não é maior do que o seu direito de intimidade.
Abaixo, o trecho de um post da Camilli sobre prevenção a ser feita em nossas casas, ruas etc.
(...) devemos proteger os nossos lares para não permitir que eles se tornem maternidades dos mosquitos. O mosquito da leishmaniose possui um ciclo de reprodução diferente do mosquito da dengue. O mosquito fêmea da dengue precisa dá água para colocar seus ovos. O mosquito fêmea da leishmaniose coloca seus ovos em área rica de matéria orgânica. Leia o ciclo de vida do mosquito da leishmaniose aqui.Portanto, é essencial: - manter o jardim capinado, - manter a cerca viva muito bem aparada, - manter o galinheiro limpo, - manter o lixo em lixeiras tampadas, dentro dentro de sacos de lixo, - manter o lote vago (aquele que você está juntando dinheiro para construir um dia) limpo e capinado, - recolher o cocô dos cachorros, no mínimo, diariamente, - recolher frutas/frutos e folhas que caem em seu jardim, das lindas árvores - queimar o lixo, se você não residir em área urbana que faça a coleta diária
O NOME DISSO É RESPONSABILIDADE SOCIAL
MUITO cuidado com os tratamentos de prevenção à doença porque vários fazem um mal imenso ao fígado dos cães.-->Sugestões naturais (e saudáveis!) de prevenção:

Plantar citronela e quaisquer outras plantas sabidamente repelentes de insetos onde houver corrente de vento (mas não se sentir seguro só com isso, por favor!).
Citronela: O óleo é barato, fácil de achar (tem até em supermercado), atóxico e pode ser usado no ambiente, nos cães e até em humanos como repelente do mosquito, diluído em água. Pode ser usado em tochas, velas, pingado sobre lâmpadas, enfim, vale deixar tudo cheirando a citronela e manter a mosquitada longe! Existe óleo essencial de citronela, incenso, vela, shampoo para cães e mais uma penca de produtos.
Óleo de Neem: barato, atóxico e pode ser usado no ambiente, nos cães e até em humanos como repelente do flebótomo, mosquitos, pulgas e carrapatos, diluído em água. De quebra você ainda livra os peludos de pulgas e carrapatos. A Vivi Vieri enviou um link com informações interessantes sobre o Neem, clique aqui para ler.
O Óleo de Neem é reconhecidamente um inseticida natural, de uso seguro. É comercializado em formulação de 500 ml com pulverizador (pronto para uso) ao custo aproximado de 18 reais. Encontra-se, também, sob a forma concentrada, cuja recomendação de uso é de 10 a 20 ml por litro de água e custa cerca de R$ 48,00. Um litro do produto concentrado rende cerca de 50 a 100 litros para pulverização. Aplica-se espalhando o volume sugerido na ponta das orelhas, cabeça e linha dorsal do animal. A aplicação deve ser repetida após o banho, com o animal seco, ou a cada 3 dias. O produto também deve ser aplicado nos canis (paredes e telas) e nos portais de janelas e portas das residências e apartamentos. MANTER FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. Pode ser adquirido em casas agropecuárias. (fonte: http://fielamigo.com.br/trata/)

Estibion Neem (Extrato da Planta) - Suplemento em pó para ser dado sobre a comida: De origem asiática, a árvore de Neem (Azadiracta indica) é conhecida na Índia como a árvore da vida, sendo utilizada como planta medicinal há centenas de anos, mundialmente aprovada para uso na agricultura e pecuária orgânica. A azadiractina é o princípio ativo obtido do extrato da planta Neem, homogeneizado e estabilizado, com efeitos antiparasitários, coccidiostático, antimicrobiano e antifúngico natural, atuando sobre todas as formas de endo e ectoparasitos, com ação comprovada sobre moscas, mosquitos, pernilongos, carrapatos, micuins, bernes, vermes, eimérias ou protozoários, pulgas, piolhos, sarnas etc.
Alho. O administração para cães (para gatos nunca, de jeito nenhum!) de uma lasca fina e crua todos os diasajuda bastante a tornar os peludos indesejáveis aos insetos (e a pulgas e carrapatos).
Tirar os cães da rua nos horários de maior concentração de mosquitos.
Vento, muiiito vento. Leia-se, ventilador neles e em nós!Para ler outros posts sobre leishmaniose clique aqui.
Atenção: há diversas alternativas de prevenção. Algumas exigem bastante cuidado porque são tóxicas (coleira de deltametrina, gotas de cipermetrina, gotas de produtos para cães contra pulgas etc.) e outras são naturais, mas exigem aplicação diária.
Por favor, estudem com atenção todo o material disponibilizado no índice dos posts sobre leishmaniose visceral aqui no blog !
Lembrando: NÃO use nenhum medicamento sem orientação médico-veterinária! Tudo que cito aqui no blog serve de referência para que os leitores conversem com veterinários de confiança. NÃO façam "consultas" com balconistas, vendedores ou qualquer outra pessoa que não esteja inscrita no CRMV de seu Estado como um médico veterinário formado. (post de agosto de 2010)
Categoria: Leishmaniose, Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário